Ronco é a vibração de tecidos moles em áreas da via aérea superior e pode ser agravado pelo excesso de peso, ingestão de álcool e cigarro, uso de tranquilizantes e anti-histamínicos.
Pessoas que roncam também podem apresentar apneia obstrutiva do sono, que é a interrupção do fluxo aéreo oronasal por pelo menos 10 segundos. Existem várias condições que contribuem para o surgimento da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) como tônus muscular inadequado na via aérea superior e alterações da anatomia do nariz e faringe.
Ocorre tanto em adultos como em crianças, sendo que nestas a hipertrofia das amígdalas e adenoide são as causas mais frequentes.
Para diagnóstico, além de exame físico completo, é realizada polissonografia que é considerada o exame padrão-ouro, assim como cefalometria e endoscopia nasal.
Existem vários tratamentos propostos dependendo da causa da SAOS, como uso de CPAP, aparelho intraoral e cirurgias, como as faringoplastias, cirurgias da base da língua, adenoamigdalectomia, cirurgia nasal e avanço maxilo-mandibular.
Vale ainda destacar a importância da higiene do sono que inclui as seguintes medidas: cessar uso de bebidas alcoólicas e tranquilizantes à noite, mudanças de posição durante o sono, redução do peso, evitar refeições fartas à noite.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.